No Comment

O que é banner blindness e como isso influencia minha estratégia digital?

Você se lembra da última vez em que um banner chamou a sua atenção na internet? Se a resposta for negativa, você faz parte das estatísticas que tornam o banner blindness cada vez mais comum.

Banner blindness é um fenômeno caracterizado pela tendência de visitantes de um site ignorarem os anúncios publicitários dele de maneira inconsciente. Esse é o resultado de uma série de pesquisas comportamentais feitas ao longo dos anos e que comprovam como os visitantes têm a tendência de se concentrar mais na informação que estão procurando em vez de focar nos demais elementos da página.

Existem diversos motivos para que o banner blindness ocorra. Uma das razões é a insistência de diversas marcas em banners publicitários sem a devida segmentação, fazendo com que sejam irrelevantes para uma boa parcela do público. Esse fenômeno acostumou muita gente a enxergar a publicidade online como uma perda de tempo.

Essa tendência é bastante prejudicial para empresas que tentam fazer um uso legítimo de banners publicitários na internet. Por outro lado, ela serve de oportunidade para quem sabe usar esse recurso adequadamente, garantindo ótimos resultados.

Como combater o banner blindness no seu site?

Veja a seguir as principais iniciativas que você pode implementar em sua estratégia para que sua marca não seja prejudicada pelo banner blindness:

Segmente corretamente

O que determina a eficiência da sua publicidade é a sua habilidade de direcioná-la para o público certo. Portanto, tenha uma atenção muito especial ao planejar a segmentação dos seus anúncios. O banner blindness pode ocorrer se muita gente se acostumar com publicidade irrelevante da sua empresa, então, saiba mostrá-la apenas para quem tem perfil para se tornar um cliente seu.

Use um layout de destaque

Para combater o banner blindness, você precisa usar todos os recursos possíveis para ajudar o seu conteúdo a chamar a atenção do público. Assim, experimente combinações de cores e formatos diferentes e confira seus resultados. Vale a pena também tentar o uso de GIFs animados caso a plataforma de anúncios usada por você permita.

Otimize para mobile

Ao trabalhar com anúncios responsivos, você consegue aumentar as suas chances de sucesso de maneira que nem o banner blindness ameaça seus resultados. Ative campanhas focadas em dispositivos móveis para atingir mais público com seus anúncios. Em geral, os layouts mobile dão mais destaque aos espaços publicitários, portanto o fenômeno do banner blindness é mais raro.

Faça testes A/B

Para ter certeza de que você está no caminho certo, é necessário fazer experimentos. Felizmente, o marketing digital conta com ótimas estruturas para isso por meio dos testes A/B. Com eles, você pode testar pequenas variações em seus banners para se certificar de qual decisão traz melhores retornos. Você pode realizar tentativas focando em banner blindness e quais escolhas geram menos incidência disso.

Aproveite cada uma dessas dicas para implementar uma estratégia de publicidade online realmente eficiente. O banner blindness vai se tornar algo do passado assim que a sua marca começar a trabalhar de maneira mais assertiva junto ao seu público-alvo e objetivos.

Lembre-se que esse fenômeno ocorre somente porque as empresas atuam de modo pouco estratégico no meio digital. Portanto, a saída está em refinar as suas campanhas.

Precisa de uma mãozinha para encontrar o tipo de estratégia que o seu negócio precisa? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Relacionados

Solicite aqui um Raio-X completo do Marketing Digital da sua empresa.Totalmente Grátis!

Posts Relacionados
As etapas do Inbound Marketing: como converter visitantes em leads? ( 15 jan,2019 )
Os 7 erros de Marketing Digital que a sua empresa não pode cometer ( 8 ago,2016 )
Conheça 5 formas infalíveis de atrair leads! ( 6 jan,2017 )
Como criar uma campanha de engajamento nas redes sociais? ( 26 jul,2018 )
Visibilidade online: como ela ajuda nos resultados da sua empresa? ( 17 mar,2017 )
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e baixe nossos e-books