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Entenda como um bom conteúdo pode ajudar a vender mais!

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Publicado por personal em 24/03/2017
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Ao procurar por novos recursos e metodologias para saber como vender mais, muitas empresas deparam-se com as estratégias de marketing digital. Entre as soluções utilizadas, ganha destaque o uso do marketing de conteúdo pela eficiência e amplitude que possui.

O marketing de conteúdo consiste em todos os materiais produzidos pela empresa, como posts em blog, e-books, infográficos, conteúdo para redes sociais, vídeos etc. A produção de conteúdos de qualidade tem várias implicações para o negócio, permitindo vender mais e fidelizar clientes.

Saiba mais sobre o tema em nosso post de hoje!

Como vender mais usando conteúdo?

Devido aos novos comportamentos de compra, mais de 90% dos consumidores brasileiros realizam uma pesquisa online antes de adquirir algo. Isso mostra um novo perfil cliente — muito mais preocupado com as informações!

Essa característica faz com que seja fundamental para que empresas atualizadas estejam presentes na Internet, com estratégias que reforcem a presença online e o tráfego orgânico.

O conteúdo, por exemplo, permite capturar a atenção do usuário nessa primeira pesquisa feita antes de uma compra. Conheça algumas oportunidades geradas por um bom conteúdo:

  • qualificação: o marketing de conteúdo é a estratégia usada para realizar a qualificação de um usuário que entra em contato com a empresa. O processo de qualificação de leads é essencial para mostrar para o potencial cliente que a companhia pode atender às demandas dele de forma mais completa;
  • relevância: o conteúdo também é responsável por aumentar a relevância de uma empresa frente ao consumidor. Ao ler materiais diversos da companhia, o usuário aumenta a confiança em relação ao negócio, além de atribuir mais valor à experiência de descoberta devido às informações. Assim, a empresa torna-se uma opção real para o consumidor efetuar a compra;
  • ticket médio: devido à diversidade e à profundidade das informações passadas da empresa para o consumidor por meio dos conteúdos, é possível agregar mais valor ao produto ou serviço, aumentando o ticket médio da compra.

Como funciona o funil de vendas?

A estratégia de qualificação de leads utilizando marketing de conteúdo é, normalmente, dividida entre as partes do funil de vendas:

  • topo do funil: o topo do funil possui conteúdos mais genéricos visando atrair tráfego e gerar leads. Os conteúdos podem ser artigos em blog, e-books com temática mais ampla, etc;
  • meio do funil: o meio do funil de vendas se caracteriza pelo momento no qual o usuário está em busca da solução por um determinado problema, exigindo que os conteúdos tornem-se mais específicos. Podem ser usados e-books aprofundados, checklist, webinars, infográficos, etc;
  • fundo do funil: o fundo do funil exige um conteúdo mais aprofundado e comercial, apresentando aos leads as vantagens de fechar negócio com a empresa. Pode ser um teste grátis, orçamento, estudo de caso, depoimentos de outros clientes, etc;
  • fechamento: essa etapa consiste no momento em que o lead demonstrou que está pronto para fechar negócio, sendo encaminhado para a equipe comercial para uma abordagem de venda.

É comum que o topo do funil atraia muitos usuários e que a qualificação reduza o número de leads envolvidos. Os leads qualificados são aqueles para os quais a solução da empresa é realmente relevante.

Qual o papel do conteúdo na fidelização de clientes?

Entre os benefícios possíveis com o processo de qualificação de leads, destaca-se a capacidade da empresa de gerar uma experiência mais positiva para o consumidor durante a jornada de compra. Esse fator é determinante na fidelização de clientes.

O marketing de conteúdo não consiste apenas em efetivar uma venda, mas oferecer um pós-venda de qualidade e continuar em contato com o cliente, apresentando ofertas que sejam relevantes para as preferências apresentadas por ele até então.

Esse processo permite fidelizar clientes, fazendo com que o consumidor prefira a empresa ao buscar futuramente por algum produto ou serviço do segmento.

Gostou do Post? Então baixe o conteúdo complementar GRÁTIS!

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