Dispositivos Móveis – Como Estar Presente na WEB ?
Será que é importante que seu site, loja ou blog carregue corretamente em qualquer tipo de dispositivo?
Bom para isso você deve saber o que é abrir corretamente, e porque isso é de fato importante.
Como os dispositivos móveis são tão diferentes em tamanho, capacidades e UI (Experiência do Usuário com a Interface), pode parecer mais eficaz fazer um site móvel ou móbile separado para compensar quaisquer possíveis problemas que seu site possa ter, mas, na realidade, há algumas opções a serem consideradas:
Quando se trata de sua presença móvel, você também pode ligar para o design do site responsivo, é o que a maioria das pessoas escolhe ao projetar seu site, um site dedicado ao mobile ou bem desenvolver um aplicativo móvel.
Talvez você deva apenas fazer todos os três! (Quero dizer, o Mercado Livre tem, por que você não?)
Antes de você começar a pensar qualquer coisa assim, vamos dar uma olhada em cada opção e tentar entender qual a opção mais eficaz para o seu site e seus usuários.
Opção 1: O Mobile Site (apenas para dispositivos móveis)
Se você olhar para a URL em determinados sites que você visita em seu dispositivo móvel, você pode perceber que ele contém um “m.” Ou “móvel”. Antes do endereço web normal. Isto pode ser visto em sites como Macy ou Twitter. Estes sites são subdomínios, geralmente mantidos completamente separado do website para o desktop.
Como as pessoas não usam dispositivos móveis da mesma forma como fazem seus computadores, parece propicio criar um site separado devidamente otimizado para navegação móvel.
Enquanto isso parece ideal, há uma boa quantidade de desvantagens para sites móveis que tendem a surpreender significativamente os profissionais.
Porque que você provavelmente não quer um Site Mobile
Quando você desenvolve um site móvel-friendly com uma URL separado, isso diluí sua autoridade em SEO. Isso porque, em vez de permitir que seu site principal receba todo o valor de SEO, você terá o seu conteúdo duplicado em vários domínios e os robôs do Google agora precisa rastrear cada um deles.
Se você manter-se com o Mobilegeddon do Google você pode até pensar que um site móvel separado pode não ser tão ruim. Pelo contrário, o Google tem sido tradicionalmente conhecido por preferir web designer responsivo.
Portanto, antes de reabilitação completamente um novo site para caber nos padrões móveis do Google, pode ser mais seguro para ficar no lado sensível até que estudos mostram o contrário.
Um site específico móvel resulta em um aumento significativo da carga de trabalho para sua equipe de criação e desenvolvimento. Um novo site móvel precisa inteiramente de novo HTML, CSS, Javascript e possivelmente até mesmo novos elementos visuais e conteúdo, SEO.
Este pode ser um pesadelo para desenvolver e atualizar, especialmente se um novo recurso sai para a área de trabalho que não pode ter uma maneira ideal para ser otimizado para dispositivos móveis.
Essa carga de trabalho extra também faz o seu site mais propenso a erros. Desde que você precisa configurar redirecionamentos para o seu site móvel para cada página você aumenta a chance de redirecionamentos defeituosos. Se isso se tornar um problema pertinente, o Google pode realmente penalizar o seu site
Cuidado, não propicie má experiência ao seu usuário
Usuários não querem esbarrar com interfaces móveis desajeitados e com falta de conteúdo. Se o seu site móvel não é capaz de conter conteúdo e design semelhante como a sua versão desktop, então é melhor redesenhar seu site para que a experiência do usuário e interação do desktop e do celular seja fluida e compreensível.
Opção 2: Design Responsivo
A maioria das pessoas que permanece up-to-date sobre as melhores práticas de otimização de site implementaram um projeto sensível em seu site.Como muitos sabem, um site ágil tem a capacidade de ajustar-se de acordo com o respectivo tamanho da janela.
A beleza de web design responsivo é que você não precisa desenvolver um website completamente novo. Em vez disso, os desenvolvedores podem simplesmente implantar algumas funcionalidades para o seu site atual para que ele responde a certas dimensões do navegador.
O Google Gosta de Sites Responsivos
Ao invés de ter dois sites separados que lutam para levar a sua autoridade SEO, você só tem um para levar tudo. Ter uma única URL permite que os robôs do Google possam rastrear o site que você tem e aplicar no SEO o valor que lhe é próprio.
Os desenvolvedores não precisarão criar inteiramente novos conteúdos e layouts cada vez que algo precisa ser atualizado em seu site. Em vez disso, eles podem adicionar unicamente e irá alterar dinamicamente o conteúdo de modo que as funcionalidades estejam corretas para celular.
Também não precisa lidar com a criação de múltiplos redirecionamentos em qualquer lugar, uma vez que tudo é mantido em um único domínio com a base de código.
Manter tudo em um domínio também é eliminar o problema de domínios redirecionados quando qualquer coisa em seu site recebe compartilhada em mídia social.
Opção 3: Aplicação Movel, os famosos APPs para IOS ou Android
Antes de começar a acreditar no aplicativo móvel há um caminho a percorrer, você precisa perguntar a si mesmo algo muito importante: É realmente necessário que meu site de alguma forma seja um aplicativo !?
Um grande exemplo é a Netshoes que vende artigos esportivos, principalmente calçados.
Por exemplo, no e-comerce móvel, um aplicativo móvel nativo pode ser algo a considerar, especialmente porque “eMarketer previu que até 2017, “25% das operações de varejo on-line será ocorrerá no celular”.
Desvantagem 1 – Aplicativos móveis ou APPs requer um investimento enorme e realmente só deve ser perseguido, se seu objetivo de resolver um determinado problema que seus usuários enfrentam quando visualizam o seu site no celular.
Faça uma simples pesquisa com seus usuários e veja que tipos de problemas que eles enfrentam no seu site móvel e veja se é corrigível.
Então, existe razões para desenvolver meu site em um APP?!
Por exemplo: Poderá considerar o desenvolvimento de um aplicativo móvel se você tem um recurso de login em seu site e é difícil para os usuários gerenciar suas contas em um dispositivo móvel.
Se seu site é estritamente uma loja virtual.Neste caso, a criação de um aplicativo que facilitaria experiência de compra do usuário é válida.
Outra razão por exemplo, se exigir que os consumidores usem suas câmeras, contatos, ou mesmo outro app. Em casos como estes, é mais eficaz criar um aplicativo móvel para que as pessoas tenham mais agilidade para gerenciar os recursos físicos necessários do dispositivo.
Bom então nesse momento você deve estar se perguntando, O QUE DEVO FAZER ?! – Dentre todas as opções.
Na verdade a resposta é muito simples, primeiramente analise criteriosamente qual a finalidade do seu site. Num segundo momento consulte uma empresa especializada ou até converse com profissionais da área. Não será difícil de encontrar.
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