• HOME
  • SERVIÇOS
  • INBOUND MARKETING
  • TV CORPORATIVA
  • MATERIAIS
  • CASES
  • BLOG
  • FALE COM CONSULTOR
logo_personal_mkt-WPlogo_personal_mkt-WPlogo_personal_mkt-WPlogo_personal_mkt-WP

Como mensurar os resultados das estratégias de marketing?

  • Home
  • Blog Personal
  • Inbound Marketing
  • Como mensurar os resultados das estratégias de marketing?
5 sinais de que a sua empresa precisa de uma agência de marketing digital
01/06/2017
Vendas e marketing: por que é importante a integração desses times
08/06/2017
Publicado por personal em 05/06/2017
Categorias
  • Inbound Marketing
  • Marketing Digital
Tags

Flat design modern vector illustration concept of website analytics and SEO data analysis using modern electronic and mobile devices. Isolated on grey background

Sempre que uma empresa investe em marketing, ela deseja saber o retorno dessas ações para a empresa. Mas como mensurar os resultados de ações de marketing?

O primeiro passo para conseguir definir os resultados de campanhas ou de ações de marketing começa na etapa de planejamento, em que é definido o que será medido e de que maneira será medido.

É nesse ponto que entram os famosos KPIs (Key Performance Indicators), que nada mais são do que algumas métricas a serem observadas, como o volume de acessos em seu site ou e-commerce, o volume de materiais baixados, a quantidade de cliques etc.

Para ajudar você a entender melhor o que são e como funcionam, separamos alguns exemplos de KPIs mais utilizados:

Métricas de receita

As métricas de receita são os indicadores que demonstram se os seus investimentos estão realmente valendo a pena. Por meio desses KPIs, é possível mensurar quanto um cliente custa para sua empresa.

Algumas dessas métricas são:

Retorno sobre Investimento (ROI)

Este é o mais básico de todos os KPIs e consiste em pegar os ganhos gerados por uma determinada ação, subtrair o valor total investido e, então, dividir esse resultado pelo valor do investimento, como na fórmula abaixo:

ROI = (Ganhos – Investimento) ÷ Investimento

O resultado dessa fórmula lhe dirá qual foi o retorno para cada real investido em uma determinada ação ou campanha de marketing.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Você sabe quanto custa cada cliente que sua empresa prospecta? Essa informação é fundamental para que você possa apontar os resultados — positivos ou negativos — de uma ação ou campanha.

Se você precisou investir, por exemplo, R$ 2.000,00 para fechar um negócio com um novo cliente que vai lhe render R$ 4.000,00, você tem um custo muito alto, o que não é bom. Uma boa estratégia de marketing busca reduzir o custo de aquisição por cliente.

Calcular o CAC é simples: você deve somar todos os custos relacionados com o fechamento do negócio, incluindo as horas trabalhadas de seu pessoal, investimentos em links patrocinados, combustível, telefone etc.

Lifetime Value (LTV)

O lifetime value é um KPI que ajuda você a analisar o quanto vale a pena ser investido para adquirir um novo cliente pois, quando se fala em LTV, faz-se referência ao tempo em que um determinado cliente permanece na carteira de uma empresa e quanto ele vai trazer de retorno financeiro no período do contrato.

Para alcançar um bom resultado no LTV, é fundamental que exista um trabalho bem realizado na parte de retenção de clientes: quanto mais tempo o cliente permanecer na empresa, maior será o LTV dele.

Receita Mensal Recorrente (MRR)

Algumas empresas trabalham com o modelo de assinaturas. Com isso, a forma de aferir sua receita é um pouco diferente, já que ela é mensal e recorrente. O MRR é fundamental para conseguir elaborar um planejamento eficiente e manter-se no mercado.

Esse indicador é utilizado para saber como a empresa está se saindo com a taxa de retenção. Afinal, reter clientes por um longo período pode ser um desafio para diversas empresas.

Métricas de conversão

Outra maneira de mensurar a eficiência de suas estratégias de marketing é examinar o potencial de sua conversão. Alguns KPIs analisam como está a sua taxa de conversão com o uso de determinadas estratégias, ou seja, quantos clientes você está atraindo, quantos está conseguindo manter, ou até mesmo se possui alguma eventual taxa de rejeição.

Conheça algumas métricas de conversão:

Taxa de Conversão (CR)

Outro resultado respeitável a ser acompanhado em uma ação ou campanha de marketing a fim de provar sua eficiência é a taxa de conversão (Conversion Rate). Esse KPI permite avaliar a quantidade de pessoas que entraram em seu site e que se tornam clientes efetivos.

O referencial é muito utilizado nos processos de teste A/B de landing pages, e-mails marketing, conteúdos de mídias sociais, entre outros. Por meio dele, é possível analisar a efetividade das estratégias usadas e, caso necessário, a realização de ajustes de sorte a maximizar resultados.

A taxa de conversão pode ser calculada a partir do número de visitantes de uma landing page, dividido pelo volume de pessoas que baixaram um material, por exemplo.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate é empregada para avaliar a quantidade de pessoas que abandonaram o seu site. Mensurar aquela taxa é uma maneira de verificar se suas táticas de mercado estão realmente surtindo efeito e enlaçando as pessoas por mais tempo em seu canal on-line.

Você pode ter um alto número de novos visitantes, porém, se a maioria deles fica por poucos segundos em seu site, indica que há algo errado.

Altas taxas de rejeição significam que você deve modificar o conteúdo ou até mesmo o layout do site para melhorar os números e conseguir aumentar o tempo de permanência. Isso será ótimo para garantir uma boa taxa de visitantes recorrentes e até conversões.

Novos visitantes x visitantes recorrentes

Outra métrica de conversão que precisa ser analisada para mensurar suas estratégias, mas nem sempre é considerada pelos gestores e gerentes de marketing, é a taxa de novos visitantes X visitantes recorrentes.

Os novos visitantes são aqueles que acessam o seu site pela primeira vez. Uma alta da taxa de primeiras visitas significa que sua estratégia de atração está sendo produtiva. Já se o número de novos visitantes for baixo, significa que algo precisa melhorar — sua tática de mercado atual, as peças de divulgação ou o canal que está sendo utilizado para atrair os novos usuários.

Já a taxa de visitantes recorrentes é aquela que indica a contagem de pessoas que voltaram ao seu site. São visitantes fiéis, que aumentam suas chances de conseguir realizar uma conversão: uma venda, por exemplo.

Esses dados são aproveitados para estimar-se desde sua estratégia para aumentar o tráfego ao comportamento de seus visitantes dentro do site. Se sua taxa de visitas recorrentes for baixa, é um indício de que o site precisa ser aperfeiçoado.

Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques, ou Click-throught rate, como também é conhecida, é utilizada para saber a quantidade de cliques que suas estratégias obtiveram. É possível medir sua taxa de cliques em uma campanha de e-mail marketing ou em uma campanha de anúncios pagos.

Essa taxa é excelente para saber qual estratégia está surtindo mais efeito em seus clientes em potencial — e você ainda saberá qual seria a proporção de cliques que um determinado e-mail ou anúncio conseguiu. Isso viabiliza a otimização das suas estratégias e, consequentemente, o trabalho para aumentar a taxa de conversão.

Esses são apenas alguns KPIs que podem ajudar a comprovar os resultados de suas campanhas de marketing, sejam elas digitais ou no mundo offline. Agora que você sabe sobre como mensurar os resultados das campanhas de marketing de sua empresa.

Gostou do Post? Então baixe o conteúdo complementar GRÁTIS!
Compartilhar
0
personal
personal

Artigos Relacionados

20/10/2022

Quanto custa um anúncio no tráfego pago?


Leia mais
10/10/2022

Por que meu E-COMMERCE não Vende?


Leia mais
28/09/2022

Faça as contas, e veja porque é mais barato contratar uma agência de Marketing digital


Leia mais

Buscar

Matérias Recentes

  • Você vende pelo WhatsApp, mas perde clientes? descubra como a automação e integração podem mudar o jogo 09/09/2025
  • Meta Ads Vs Google Ads: qual plataforma é a melhor para anunciar sua empresa? 30/08/2025
  • WhatsApp Business Vs. WhatsApp API: qual é a escolha certa para o seu negócio? 23/08/2025

Navegue

  • Home
  • Marketing Digital
  • Inbound Marketing
  • Nossos Ebooks
  • Dicas para o Empreendedor
  • Cases
  • Como obter resultados?
  • TV Corporativa
  • Fale Conosco

Fale Conosco

Contato: 11 4312-2560

R. Santana, 176 3º Andar
Centro, Mogi das Cruzes/SP

Siga-nos:

Baixe os EBOOKS

– E-book: Gestão de Tráfego Pago
– Ebook: O Futuro das Vendas em 2025
– E-book: Guia Planejamento de Vendas 2023/24

CNPJ: 05.457.461/0001-01 | © 2024 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
      Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação.
      Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Configuração de CookieAceitar
      Política de Cookies

      Visão geral de privacidade

      A empresa Personal MKT Criação e Manutenção de Web Sites Ltda (www.personalmarketingdigital.com.br), CNPJ 05.457.461/0001-01, tem como um dos objetivos fundamentais satisfazer os clientes. Parte fundamental para atingir este objetivo é respeitar a privacidade e segurança das informações de nossos colaboradores e clientes. Portanto, consideramos a privacidade de nossos clientes muito importante.

      Coleta e utilização das informações

      O site Personal MKT (www.personalmarketingdigital.com.br) se reserva ao direito de coletar informações dos usuários através de diversas formas como pesquisas, enquetes, participações em promoções, desafios, fóruns e através da navegação do usuário no site. As informações geradas através disso são utilizadas para melhorar o serviço prestado aos nossos consumidores.

      Usamos ferramentas de rastreamento de terceiros durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações sobre suas visitas a este e a outros websites.

       

      Registro para newsletter

      Para poder receber as newsletters deste site o usuário deve informar seu e-mail.

      O serviço de envio periódico de boletins e informes através do correio eletrônico é realizado com o expresso consentimento dos usuários. Os usuários podem, a qualquer momento, cancelar seu cadastro junto ao nosso site.

       

      Ofertas especiais

      Os clientes novos recebem uma mensagem de boas-vindas. Clientes antigos recebem informações sobre produtos, serviços, promoções especiais e newsletters.

       

      Atualização das informações dos clientes

      Tanto a Personal MKT quanto o cliente têm responsabilidade no que diz respeito à atualização das informações. O cliente deve manter seus dados sempre atualizados.

       

      Cookies

      Cookie é uma parte dos dados armazenada no disco rígido que contém informações sobre o usuário. As informações de cookies só podem ser lidas ou compreendidas pela Personal MKT.

      Qualquer usuário pode configurar seu computador para não receber cookies. Mesmo que um usuário recuse o cookie, ele ainda poderá usar o nosso site. A única desvantagem desta opção é que os cookies também nos ajudam a acompanhar e a definir os interesses dos nossos usuários para aprimorar ainda mais o nosso site e nossos serviços.

       

      Política de Privacidade de Publicidade Gráfica e Rastreamento de Usuários

      Referente a política de publicidade gráfica e rastreamento dos usuários através do Google Analytics:

      • A Personal MKT implementou e utiliza a publicidade gráfica e o Google Analytics

      • Utilizamos o Remarketing para divulgar anúncios para pessoas que visitaram o site. Os visitantes podem desativar o Google Analytics para publicidade gráfica e personalizar anúncios da Rede de Display do Google usando o Gerenciador de preferências de anúnciodo Google. Esse gerenciador disponibiliza configurações que ajudam a controlar os tipos de anúncios exibidos.

      • Utilizamos o remarketing com o Google Analytics para anunciar on-line.

      • Fornecedores terceiros, incluindo o Google, exibem seus anúncios em sites da Internet.

      • O site Personal MKT e fornecedores terceiros, incluindo o Google, usam cookies primários (como o cookie do Google Analytics) e cookies de terceiros (como o cookie DoubleClick) em conjunto para informar, otimizar e veicular anúncios com base nas visitas anteriores de alguém a seu website.

      • Os visitantes do site podem adicionar o Add-on do navegador para desativação do Google Analytics.  Este Add-on do Google comunica-se com o JavaScript do Google Analytics (ga.js) para indicar que as informações sobre a visita ao website não devem ser enviadas ao Google Analytics. O Add-on do navegador para desativação do Google Analytics não impede que as informações sejam enviadas para o próprio website ou para outros serviços de análise da web.


       

      Compartilhamento

      As informações fornecidas pelos nossos usuários serão usadas internamente pela nossa equipe com o objetivo de melhorar o conteúdo e os serviços oferecidos, assim como aprimorar cada vez mais o nosso modelo de negócios. Em nenhuma hipótese estas informações individuais serão vendidas ou divulgadas a terceiros. Entretanto, a empresa poderá ser obrigada a fornecer informações pessoais quando solicitadas pelos órgãos reguladores ou governo, por razões legais ou de regulamentação ou em cumprimento de ordem judicial.

      Nós podemos compartilhar as informações agregadas dos usuários com os nossos parceiros e anunciantes somente de forma genérica e estatística ( por exemplo: uma certa porcentagem dos usuários do site possuem determinada faixa etária, residem em determinado local, etc.), com o objetivo de medir o interesse na procura de conteúdos e serviços veiculados no site. Estas informações genéricas poderão ser veiculadas no site, disponibilizadas aos anunciantes e/ou citadas em releases. Esses dados não têm ligação com qualquer informação pessoal que possa identificar um indivíduo específico.

      Nós trabalhamos com parceiros cujos produtos ou serviços distribuímos e com quem trocamos informações diversas, podendo ser inclusive referentes aos perfis dos usuários do site. Essas empresas não controlam, compartilham, armazenam ou usam informações pessoais identificáveis para quaisquer finalidades secundárias.

      Nós temos parcerias com terceiros para fornecer serviços específicos. Se o usuário assinar esses serviços, nós iremos compartilhar nomes ou outros dados de contato necessários para que o terceiro forneça os serviços. Esses terceiros não estão autorizados a usar informações pessoais identificáveis, exceto com o objetivo de fornecer esses serviços.

       

      Uso de conteúdo dos colaboradores

      A Personal MKT é também uma comunidade virtual com o objetivo de permitir o livre intercâmbio de idéias e opiniões entre seus usuários. Por isso, as opiniões e os comentários publicados, não representam a opinião da empresa.

      A Personal MKT não se responsabiliza pelas opiniões dos nossos contribuintes, moderadores ou entrevistados. A Personal MKT não se responsabiliza por nenhuma ofensa causada pelo nosso material, nem por nenhuma perda ou dano causada pelos nossos serviços.

      Participar no site Personal MKT, automaticamente nos garante os direitos e permissões para transmitir e/ou vender qualquer material enviado pelos nossos usuários. Nós temos o direito de modificar, adicionar ou eliminar qualquer parte deste material da forma que nos parecer mais correta e por tempo não determinado. Por isso reservamos o direito de usar qualquer material providenciado pelos nosso usuários para incluí-los em qualquer uma de nossas seções ou serviços.

       

      Links

      Este site disponibiliza links para sites externos como forma de complementar uma informação, prestar um serviço ou mesmo para efeito de divulgação de um determinado tema. A empresa, porém, não tem qualquer responsabilidade sobre as políticas de privacidade de sites de terceiros. É recomendável aos usuários que prestem atenção quando saírem do nosso site e leiam as políticas de privacidade de todos os sites que solicitarem informações pessoais identificáveis. Esta política de privacidade se aplica exclusivamente às informações coletadas pela Personal MKT.

       

      Segurança

      O site toma todas as precauções possíveis para proteger as informações pessoais dos seus usuários, assim como o conteúdo do site.

      Todas as informações sobre os nossos clientes, não apenas os dados confidenciais, estão restritas ao ambiente da nossa empresa. Apenas os funcionários que precisem das informações para executar uma tarefa específica têm acesso a informações pessoais identificáveis.

      Mas nenhum sistema de computadores ou de informação pode ser totalmente protegido contra todos os tipos de riscos e como resultado, não podemos garantir a segurança de nenhuma informação transmitida por você. Se você o fizer, será sob sua própria responsabilidade.

      Caso isto ocorra, ou se você tiver qualquer dúvida sobre a segurança no nosso site, envie uma mensagem para [email protected].

       

      Escolha/Opt-out (“não autorizar”)

      Os nossos usuários podem configurar nosso serviço de modo a não receber quaisquer mensagens. O nosso registro inclui um mecanismo (opção “não autorizar” ou opt-out) que permite aos usuários que utilizam nossos serviços, mas não desejam receber qualquer e-mail, deixar seus endereços de e-mail fora da nossa lista.

      O prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários da Personal MKT, é de 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, como através do nosso formulário de contato ou através do e-mail [email protected], prazos estes contados a partir da data da solicitação comprovada.

       

      Aviso sobre alterações

      Caso haja alterações ou novidades no site que envolvam a política de privacidade, esta será atualizada. Esta política de privacidade estará sempre disponível através de um link na parte inferior de nossa página principal. Assim nossos usuários devem estar sempre atualizados sobre o tipo de dados que coletamos, como eles são usados e sob que circunstâncias, se for o caso, eles são divulgados. Faremos uso das informações conforme a política de privacidade mais atualizada.

      Atenção: Ao usar qualquer serviço contido no site o usuário aceita os termos expostos acima, podendo eles sofrerem mudanças futuramente. Esta política pode sofrer alterações eventuais sem comunicação prévia aos usuários.

      Qualquer dúvida referente a política de privacidade adotada pela empresa, envie um e-mail para: [email protected].

       

      Personal MKT – CNPJ 05.457.461/0001-01

      Tel: (11) 4312-2560

      E-mail [email protected]
      Necessário
      Always Enabled

      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

      Não necessário

      Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.

      Functional

      Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

      Performance

      Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

      Analytics

      Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

      Advertisement

      Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

      Others

      Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

      persistente

      SAVE & ACCEPT