O marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler e que se encaixa dentro da revolução tecnológica e da internet.
Essa revolução trouxe mudanças drásticas dentro da sociedade, promovendo novos paradigmas e modificando as relações de consumo.
Isso impactou diretamente no marketing tradicional que todos conheciam e a transformação digital passou a fazer parte da vida das empresas.
Portanto, conhecer sobre o marketing 4.0 é essencial e aqui neste artigo, nós iremos mostrar tudo a respeito desse assunto. Vamos lá!
O marketing 4.0 trata-se de um conceito criado para representar a revolução digital que acontece dentro das empresas.
Ele faz com que as marcas precisem envolver mais o público, que encontra-se com menos tempo, mais informado e que quer mais agilidade em tudo.
De acordo com Kotler, esse avanço do mundo digital gera também um grande paradoxo, que é a manutenção do equilíbrio pela empresa entre o que é online e o off-line.
Não adianta que as marcas dependam somente de máquinas, sem gerar qualquer tipo de conexão humana.
A sociedade, como um todo, está sim mais presente dentro do mundo online, mas ao mesmo tempo ela ainda valoriza as marcas mais humanizadas.
Os consumidores querem a agilidade da tecnologia e da internet, mas preferem ser atendidas por pessoas como eles do que por robôs programados.
É muito importante que as empresas tenham em mente que o marketing 4.0 e a economia digital não é apenas apostar em novas tecnologias.
Elas precisam também compreender como o comportamento dos consumidores mudou e é essencial que o mindset dos empreendedores mude para acompanhar o novo cenário do mundo dos negócios.
As marcas, com o marketing 4.0, precisam adaptar-se ao que seus consumidores desejam para atrai-los e fidelizá-los, e isso passa por uma humanização delas.
A comunicação das marcas deverá estar diretamente direcionada para as personas delas, de forma personalizada.
Isso pode ser obtido através do uso de ferramentas para automação de marketing, de modo que você consiga construir relacionamentos mais duradouros com seu público.
Na hora de comunicar-se com o cliente, você não pode ser distante, impessoal ou frio, é necessário interagir com as pessoas através das redes sociais e criar uma relação com elas.
Uma outra mudança gerada pelo marketing 4.0 é a promoção de relacionamentos mais horizontais.
Isso é algo importante com relação à comunicação da empresa tanto do ponto de vista interno (entre seus colaboradores) quanto externo, com seu público.
As empresas, antes da revolução digital, prezavam muito pelas relações hierárquicas entre colaboradores, clientes e concorrentes.
Atualmente, elas já colocam-se lado a lado com as pessoas, de modo a tratá-las como igual, o que é essencial para o sucesso dentro do marketing 4.0.
Uma última mudança essencial com relação ao marketing 4.0 nas empresas é a necessidade que as marcas têm de fazer uma maior integração entre estratégias digitais e off-line.
Mesmo que o mundo digital e o consumo através da internet seja maior, as pessoas, os clientes das empresas, ainda precisam e desejam vivências físicas no “mundo real”.
Como você viu, o marketing 4.0 faz parte da revolução digital vivenciada no mundo atual e à qual as empresas precisam adaptar-se.
Neste texto, você conheceu mais a respeito de como é que funciona esse tipo de marketing e ainda as mudanças necessárias nas empresas para aplicá-lo.
Gostou do artigo de hoje sobre a tendência do marketing 4.0?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, pois poderemos ajudar você!
Acompanhe o trabalho da Personal Marketing Digital mais de perto: estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.