Entre as inúmeras ferramentas usadas pelo time de marketing e vendas, sempre é necessário avaliar quais são as mais indicadas para a persona da estratégia. No entanto, algumas são subestimadas e ficam de fora, o que representa uma chance de fechar negócios. Nesse sentido, é preciso saber como aproveitar as oportunidades, e uma delas é aprender como vender pelo Telegram.
Assim como muitas outras ferramentas que têm excelentes resultados, ele é muito mais intuitivo que o WhatsApp e tem mais benefícios, como maior velocidade, segurança e a possibilidade de enviar diversos tipos de arquivos e mídias.
Ou seja, o Telegram tem como uma de suas principais vantagens o fato de ser completo. Por isso, confira 4 práticas que você deve adotar para vender mais pelo aplicativo!
Personalizar a conta com nome de usuário da empresa é uma forma simples para que o público encontre com rapidez a sua marca. Ao criar uma conta no Telegram, será possível compartilhar o link para que os usuários entrem em contato. Além disso, esse link pode ser incluído no site, blog e outros meios de divulgação, como nas redes sociais.
Com o nome de usuário criado, as pessoas poderão citar sua empresa e ter um contato mais próximo com a marca. Outra vantagem de usar a ferramenta é que você confere as visualizações das mensagens. Essa é uma maneira muito boa para avaliar as interações, analisar métricas e tirar bons insights.
Diferentemente do concorrente WhatsApp, que suporta apenas 256 participantes em grupos, no Telegram a capacidade é de até 200 mil usuários. Esse número expressivo é uma ótima saída para criar grupos mais segmentados e com maior quantidade de usuários.
Nesses grupos, você tem as opções de deixá-los abertos ou fechados, restringir o acesso às mensagens anteriores, configurações e outras alternativas. Contudo, a possibilidade de deixar mensagens fixas no topo também é um grande benefício. Isso ajuda a organizar melhor o grupo e deixar claro sua finalidade para antigos e novos membros.
A automação já é uma realidade utilizada nas mais diversas estratégias de marketing digital, e no Telegram isso não seria diferente. Os robôs são recursos disponíveis para tornar as campanhas mais ágeis, já que eles ficam programados para ações específicas. Os bots podem criar enquetes, customizar mensagens para responder a dúvidas frequentes e outras funcionalidades.
Ao escrever uma mensagem que você queira entregar para o maior número de pessoas em sua lista de contatos, é possível usar canais, que são assinados com nome e foto do canal escolhido. Assim, a divulgação de conteúdos é feita de forma pública ou privada, além de serem de fácil identificação.
O mais interessante dessa função é que vários administradores podem controlar o mesmo canal, e somente eles conseguem publicar os conteúdos ali. Desse modo, são boas alternativas para atingir públicos específicos e potencializar as campanhas.
Entretanto, não basta criar uma conta e esperar que as vendas aconteçam. É preciso investir na estratégia para ganhar a confiança dos leads e gerar engajamento. É preciso conhecer seu negócio e buscar maneiras próprias de como vender pelo Telegram e, assim, alcançar ótimos resultados. Portanto, não deixe de apostar nessa ferramenta de marketing digital.
Se você quer conhecer mais ferramentas para melhorar suas estratégias, conheça também o que é o Upsell e como ele ajuda a melhorar suas vendas!
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