

Conforme a reportagem “Perguntar não ofende”, publicada na edição 252 da revista Você S/A, “saber questionar o status é essencial para se tornar um profissional mais inovador.” Esse contexto é mais forte ainda quando o assunto é a contratação de um freelancer ou de uma agência.
Isso porque a inovação é um item obrigatório para o sucesso de uma estratégia de marketing. No entanto, é desafiador saber qual dessas duas opções é a mais inovadora e adequada para sua empresa. Pensando nesse desafio, reunimos algumas informações para ajudar nessa tomada de decisão. Confira a seguir quais são as vantagens de cada opção.
Sem dúvidas, muitas empresas se beneficiam do trabalho de profissionais terceirizados para executar suas estratégias de marketing. Confira a seguir as vantagens dessa opção.
Contratar uma agência de marketing digital implica um investimento significativo. Afinal, ela estará oferecendo toda uma estrutura de operação que talvez você ainda nem precise. Um freelancer por outro lado vai precisar de um investimento mínimo. Afinal, muitas vezes ele trabalhará de casa e não terá custos de manutenção de empresa.
Caso sua empresa ainda esteja desenvolvendo um produto ou validando alguma estratégia, a contratação de um profissional freelancer pode ser interessante. Afinal, dessa forma, você manterá os esforços da operação focado no core da empresa, em vez de no relacionamento com a agência de marketing digital que demandará um tempo maior para a elaboração de estratégias, construção de briefings, etc.
Enquanto uma agência pensará em estratégias de médio e/ou longo prazo, o freelancer investirá seus esforços em ações de curto prazo. Logo, caso sua empresa precise de resultados rápidos, a contratação de um profissional terceirizado é uma boa alternativa.
Contratar uma agência é dar um passo rumo ao profissionalismo. Confira a seguir as vantagens dessa alternativa.
Como diz o guru de marketing Seth Godin:
Os seres humanos têm uma quantidade finita de atenção. […]
Os seres humanos têm uma quantidade finita de dinheiro. […]
Quanto maior o número de produtos oferecidos, menor a quantidade de dinheiro a circular. […] — Marketing de Permissão, pág. 34
Nesse contexto, não dá para brincar com a experiência do usuário. É necessário ter uma estratégia muito bem definida para não desperdiçar a quantidade finita de atenção do público-alvo.
Além disso, pensando que a concorrência está cada vez maior e que o dinheiro a circular é muito disputado, é inapropriado cair no erro de fazer um anúncio chato, oferecer um artigo que queima a marca ou até mesmo usar uma ferramenta inadequada.
Errar na ferramenta pode ser o primeiro passo para o fracasso de uma estratégia. Porém, felizmente uma agência de marketing digital já tem bagagem suficiente para conhecer os pontos fortes e fracos das soluções disponíveis no mercado.
O freelancer muitas vezes é um profissional júnior que está ingressando no mercado e precisa colocar em seu currículo alguma experiência. Nessa realidade, o prejuízo será de conhecimento. Dificilmente ele terá informações que serão necessárias para o sucesso de uma estratégia.
Por exemplo, em uma ação de marketing digital, é essencial que sejam executadas estratégias de cross media para promover a frequência com que um usuário é atingido por um anúncio. Além de não ter a estrutura para a execução, um freelancer dificilmente terá o conhecimento para chegar a essa conclusão.
Caso o freelancer não seja um profissional júnior, provavelmente será um colaborador já empregado que procura por uma renda extra. Isso significa que ele estará fazendo um bico e não colocará a sua estratégia como prioridade.
Na prática, isso significa atraso nos prazos, trabalho fora do horário comercial, atendimento precário, entre outras questões. Por outro lado, caso uma agência seja contratada, sua empresa terá total atenção e será prioridade dentro do processo de trabalho.
Sem dúvidas, toda empresa precisa de um bom trabalho de marketing. No entanto, é preciso analisar qual é a melhor opção. Afinal, a concorrência é alta, a quantidade de atenção do público é finita e as oportunidades são grandes.
Agora que você tem todas essas informações, que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre o assunto?
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