

Não são raros os casos em que o empreendedor perde um negócio porque não soube como driblar as objeções de vendas. Em vez de entender o motivo da recusa do cliente, ele simplesmente aceita o “não” e parte para a próxima oportunidade.
Claro que insistir em excesso não pega bem, gerando inclusive uma situação desconfortável. Porém, é preciso ter um pouco mais de paciência para compreender as necessidades do público, contornando a situação a seu favor.
Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como vencer as objeções de vendas, maximizando assim os resultados da empresa? Continue a leitura!
“Eu não preciso de determinada mercadoria ou serviço”. Essa é umas das principais justificativas dos clientes para descartar o vendedor. Porém, será que ele sabe, de fato, os benefícios daqueles itens?
Muitas vezes, o cliente simplesmente recusa a oferta porque não tem noção das vantagens da mercadoria. É aí que entra a importância de ter na ponta da língua todas as particularidades sobre o produto.
Explique para ele, detalhadamente, cada informação, mostrando que ele está fazendo um negócio vantajoso. Procure pesquisas que possam auxiliar na argumentação.
Sabe aquele cliente que diz que o seu produto está caro demais? É preciso mostrar para ele o valor agregado do item. Em outras palavras, evidencie os diferenciais da sua mercadoria, tornando-a exclusiva.
Fale, nesse aspecto, que ele não conseguirá encontrar a mesma peça nos concorrentes. Pode até ser parecida, mas não será idêntica. Afinal, a sua marca é a única que disponibiliza esses produtos. Nesse sentido, faça com que ele se sinta privilegiado em ter acesso a tais mercadorias.
Se muitos clientes chegam na loja e, depois de poucos minutos com o vendedor, eles arrumam logo uma justificativa para sair, como “eu estou atrasado” até a tradicional “eu volto mais tarde”, significa que está na hora de rever alguns comportamentos.
Existem grandes chances de que você tenha um colaborador que fala demais. Isso mesmo: é aquele profissional que não respeita o espaço do cliente e não para de conversar, tornando o atendimento extremamente cansativo.
Por isso, é fundamental orientar bem a equipe, deixando clara a importância de escutar o cliente. Lembre-se de que um cliente que está falando muito, possivelmente, está se sentindo à vontade, o que é um ponto extremamente positivo.
O cliente sempre tem razão. Essa é uma assertiva muito utilizada no mundo dos negócios. Afinal, sem ele não faz nem sentindo a empresa existir. Então, não caia no erro de confrontar o consumidor. Pelo contrário: respeite a opinião dele, por mais que você não concorde com o que foi dito.
Jamais fale “você está errado” ou “você não entende como funciona”. Tenha em mente que sua verdade não é absoluta. O ideal é ter cautela, apresentando o seu ponto de vista sem ofender ou ser grosseiro.
Quem disse que, ao sair da loja, a negociação foi encerrada? Na verdade, você não só pode como deve procurar o cliente depois, principalmente quando ele não efetua a venda alegando que precisa de um tempo para pensar.
Seja cordial e educado no contato, perguntando se ele já tem algum posicionamento ou se precisa de mais alguma ajuda e reitere que você permanece à disposição.
Fato é que, para contornar as objeções de vendas, é fundamental conhecer bem o seu público, certificando-se de proporcionar uma experiência inigualável. Assim ele se sentirá valorizado.
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