

Estamos vivendo em outros tempos! A Internet trouxe instantaneidade para as comunicações, e a vida de todos nós começou a acontecer em um ritmo muito mais acelerado. As empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade, a ponto de influenciar até mesmo as ideias para promoção.
O que nos primórdios acontecia com troca de mercadorias, evoluiu para formas de negociação bastante sofisticadas. Os consumidores acompanharam esse processo de transformação do mercado e estão cada vez mais ávidos por promoções e descontos.
Lojas virtuais, aplicativos e redes sociais são alguns exemplos de tecnologias que aproximam os consumidores das marcas e possibilitam que recebem as informações das ações promocionais em tempo real. Veja 4 ideias de promoção eficazes na era digital.
É comum encontrarmos um espaço para inserir cupom de desconto antes de finalizarmos uma compra on-line. Existem até sites especializados em agrupar cupons de lojas variadas para que o cliente tenha uma porcentagem de desconto na compra ou frete grátis, por exemplo.
Essa promoção é muito pertinente para atrair novos clientes, mas pode ser usada também para fidelização. Os cupons de desconto para clientes novos são uma forma de atrair o consumidor para uma primeira compra, já os cupons pós-compra fazem com que o cliente volte à loja para usar o desconto que recebeu da aquisição anterior.
As ideias para promoção em redes sociais não param. As mais comuns giram em torno de publicações de sorteios de produtos. Para concorrer ao prêmio os consumidores são instigados a curtir, marcar e compartilhar o post da ação.
Essas promoções em redes sociais costumam ter um resultado bastante positivo para a marca. No entanto, é preciso que a empresa esteja atenta à legislação que regulamenta os sorteios e distribuição gratuita de prêmios, para que possa realizar suas campanhas com segurança.
Com o aumento das compras on-line, foi preciso também repassar as formas de entrega. Afinal, não seria financeiramente compensador para o cliente comprar em uma loja virtual e pagar mais caro do que numa loja física devido ao valor do frete embutido.
Para criar um diferencial competitivo, muitas empresas apostam na oferta do frete grátis. Esse item é tão relevante que chega a fazer parte de critérios de filtro utilizados pelas pessoas na hora da compra. Porém, algumas condições podem ser impostas pelas lojas no momento da venda. Como: quantidade mínima de itens por pedido, categorias pertencentes à promoção etc.
Como a comunicação está acessível, praticamente, 24h por dia. É provável que as pessoas acompanhem a variação do preço dos produtos que desejam. Portanto, isso faz com que novas ideias para promoção sejam pensadas.
Uma delas é a definição de datas específicas para descontos. Nesse dia, todos os clientes que entrarem na loja vão ter acesso a um desconto atrativo. É uma forma de fazer com que compras que já estavam planejadas há bastante tempo pelos consumidores, efetivamente, aconteçam.
Sendo assim, a era digital estreitou laços e fez com que as marcas pudessem compartilhar ideias para promoção com seus clientes. Criar um calendário anual de promoções é uma excelente alternativa para atender a expectativa das pessoas. Além disso, por promoções em grandes datas comemorativas.
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