O acesso à internet por meio de dispositivos móveis não é mais novidade, mas sim uma prática cotidiana para a maioria das pessoas. Por esse motivo, muitas empresas estão se esforçando para se alinhar a essa nova realidade e às mudanças de hábitos do consumidor moderno.
Nesse cenário, contar com um site responsivo na sua empresa é imprescindível para atender às novas tendências do mercado virtual e ver as suas vendas crescerem em um ritmo tão acelerado quanto foi a popularização dos dispositivos mobile.
Neste artigo você vai entender por que um site com um design responsivo deve ser um ponto de atenção na sua estratégia de marketing e como essa característica afeta a usabilidade e a percepção do cliente. Ficou interessado? Então continue com a gente nesta leitura.
De maneira resumida, um site responsivo é aquele pensado e criado para se adaptar às diferentes variáveis impostas pela plataforma em que a página está sendo visualizada, a exemplo do formato de tela de um tablet ou smartphone.
Esse tipo de design exige que seu site esteja codificado para se adaptar a todos os formatos de tela do usuário. Assim, a experiência de visualização do site será mais agradável, já que todo o layout, os botões e as ferramentas estarão perfeitamente adaptados ao dispositivo utilizado no acesso.
Contudo, é preciso ter cuidado para não confundir o design responsivo com o modelo móvel. Este último diz respeito a uma página autônoma, e você precisará ter um site exclusivo para mobile. As empresas que fazem isso costumam usar um subdomínio, como é caso do Facebook, que utiliza o “m.facebook.com” para sua página mobile — o “m” no início da URL, que significa mobile, já indica um site independente e desenvolvido para esse tipo de formato.
No geral, o melhor mesmo é preferir o design responsivo, pois os modelos móveis não são construídos para cada tamanho de tela, mas para cada site específico.
Alguns argumentos nos ajudam a comprovar como a responsividade pode fortalecer as vendas no seu site:
A parcela de consumidores brasileiros que utiliza smartphones mais do que outros dispositivos é de cerca de 60%, contra 19% que usam de forma igual e 12% que preferem o computador ou o tablet. Esses dados, fontes do estudo Google Consumer Barometer, demonstram o quão promissor o mercado mobile tem se tornado.
Porém, ainda é muito comum empresas não darem a devida atenção para esse cenário e não realizarem os investimentos e modificações necessárias para se alinhar a essa forte tendência percebida no mercado global.
Para se ter uma ideia, segundo o Hubspot, no ano de 2015 metade das buscas feitas no Google vieram de dispositivos móveis. Além disso, segundo o e-Marketer, no Brasil, 56% dos internautas estão acessando a rede por meio de seus dispositivos móveis.
E se esses números ainda não dizem muita coisa, segue o balanço do Google em 2016, no qual se verificou que no Brasil:
Não é difícil concluir que o mercado mobile é um nicho economicamente ativo que muitas empresas deixam de aproveitar simplesmente porque não se adaptaram às mudanças tecnológicas.
Assim, se o número de usuários mobile só tende a crescer, a sua empresa deve se preparar e investir na responsividade do seu site, pois é nesse mercado que muitas oportunidades serão criadas. Investir em responsividade é, sem dúvida, uma ação estratégica e que gera um grande diferencial competitivo na hora de aumentar as vendas. Fique atento!
O Google está preocupado em oferecer a experiência mais positiva possível para os usuários. Por isso, ele prefere sites que sejam responsivos a padrões móveis.
Isso não só é bom para o usuário, mas também para a sua empresa, que terá mais chances de estar bem posicionada nos buscadores e, consequentemente, ter um aumento no tráfego orgânico.
Claro, outros pontos, como ter uma única URL, facilita o rastreamento do seu site e diminui a chance de erros de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites).
Quando as pessoas têm experiências positivas, os resultados são palpáveis. Imagine que você procura por determinado produto ou serviço pelo seu celular, e o site, além de demorar a carregar, está todo desconfigurado, sendo necessário você dar zoom na tela para ler. Nada agradável, certo?
Nesse caso, você provavelmente fecharia a página e iria a busca de outra melhor (ou seja, a de um concorrente).
Se isso acontece corriqueiramente com você, também acontece com os usuários do seu site. Daí a importância de ter um design responsivo, pois, em contrapartida, se o seu cliente fica satisfeito com seu site, as chances de conversão em venda são de mais 67%, segundo o Google Think Insights.
Se você opta por um site responsivo, então você não está preparado apenas para todos os dispositivos que existem, mas também para os que ainda vão existir.
Isso acontece porque um site responsivo é projetado com base no tamanho da tela, ou seja, à medida que outros dispositivos sejam usados para acessar a rede (TVs, relógios etc.), seu site continuará adequado a todos eles.
Para garantir a responsividade de uma página, algumas medidas e características específicas deverão estar presentes. Vejamos alguns exemplos:
As imagens são peças fundamentais para a composição visual do site, de modo que afetam diretamente a estética e a agradabilidade da interação. Dessa forma, é fundamental que as imagens sejam adequadamente escolhidas e dispostas na página.
Em um site responsivo, você deve se preocupar sempre com o tamanho das figuras, evitando que elas sejam recortadas ou que a resolução seja afetada ao adaptá-las a telas menores.
Em comparação com a versão de desktop, um site mobile não necessita apresentar todas as informações aos olhos do usuário. Como o espaço é reduzido e deve-se primar pela usabilidade, em sites responsivos é essencial comprimir informações, apresentando somente aquilo que realmente interessa ao usuário.
Essa pode se tornar uma característica estratégica na hora de melhorar as vendas, pois você pode expor melhor as informações e conduzir o consumidor pelas abas, permitindo que navegue por diferentes locais e se interesse pelos produtos.
A responsividade está associada à praticidade e à eficiência na navegação. Sendo assim, optar por um layout mais enxuto é o mais recomendado a se fazer. Evite carregar a página com muitas informações e criar botões em excesso. Isso prejudica a experiência do usuário, que pode acabar clicando em botões que não desejava, por exemplo.
Além disso, quando se trata de acesso móvel, muitos consumidores utilizam pacotes de dados das operadoras e pagam por isso. Ao enxugar a sua página, o carregamento acaba ficando mais leve, consumindo menos dados da franquia do usuário, o que contribui para que ele navegue sem se preocupar e passe mais tempo no site, aumentando a probabilidade de compra.
Por fim, ter um site responsivo à disposição do negócio é medida que se alinha aos padrões de consumo atuais. Negligenciar tal fato é perder a oportunidade de melhorar as vendas e expandir os horizontes da sua empresa.
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