As estratégias de marketing digital contam com uma série de vantagens, e a gestão de mídias sociais precisa ser bem planejada para alcance dos resultados almejados. No entanto, é comum alguns erros acontecerem durante a execução das ações, e aprender a evitá-los pode contribuir muito para o sucesso do trabalho.
As mídias sociais são excelentes espaços para informar, dialogar e até mesmo vender. Entretanto, nem sempre essas ferramentas são usadas de uma forma positiva para o negócio, e os erros podem fazer com que todo o planejamento vá por água abaixo.
Dessa maneira, é preciso ter muita atenção a alguns erros comuns nas mídias sociais que fazem com sua estratégia não funcione tão bem. Vamos falar sobre eles? Confira os principais equívocos que você não deve cometer na sua estratégia!
A persona é feita inspirada por quem seria o cliente ideal do seu negócio. Dessa forma, não levar em consideração o momento de criar os conteúdos para as mídias sociais é um erro grave. Além de ter perfis nas redes onde sua clientela está, é preciso criar materiais que sejam interessantes para ela.
Não basta apenas fazer publicações com uma boa frequência, pois de nada adianta oferecer uma boa quantidade se o conteúdo não tiver qualidade. Adequar os materiais para a persona é essencial para garantir o engajamento, já que a expectativa da audiência será suprida com conteúdos relevantes.
Como foi dito no tópico anterior, a persona é essencial para nortear a estratégia. Desse modo, compreender o que o público deseja ver é o que criará os pilares do planejamento. Não se trata apenas de criar perfis em todas as redes sociais e fazer conteúdos parecidos com os que estão sendo compartilhados nas redes, você deve ter sua própria estratégia.
É no planejamento que constam os objetivos da estratégia elaborada e outros aspectos fundamentais para a presença da marca. Nesse sentido, analisar a audiência, conhecer a concorrência, criar materiais realmente interessantes e acompanhar os resultados por meio das métricas são pontos que devem constar no planejamento de gestão de mídias sociais.
Por mais que as estratégias de marketing tenham por intenção final as vendas, isso não deve ficar explícito em todas as suas publicações, muito pelo contrário. Para conquistar e ganhar a confiança do público, o Inbound Marketing utiliza principalmente a entrega de conteúdos de valor, e só então a persona começa a entrar no funil de vendas.
Em vez de apenas fazer propaganda, é preciso envolver e engajar, criar uma relação mais próxima. Há uma regra de conteúdo chamada 80/20, em que 80% das postagens devem ser relevantes e de qualidade, sem mencionar produtos ou falar em vendas. E somente os outros 20% é que devem ter foco em vender seu produto.
Portanto, se sua gestão de mídias sociais não está tendo o resultado esperado, que tal avaliar se você não está cometendo algum desses erros? Talvez seja o momento de rever sua estratégia, dessa forma você consegue resultados mais positivos e cria conteúdos com muito mais valor!
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