Um dos conhecimentos mais importantes que um profissional de marketing pode ter é saber como calcular o ROI das suas ações e campanhas online.
E isso não é à toa: com o conhecimento do ROI de suas ações, o profissional pode ser mais eficiente e gerar mais receitas para a empresa em que trabalha, alcançando mais sucesso no processo.
Parece maravilhoso, não é mesmo? Mas como uma ferramenta simples como uma métrica pode ter tanto poder? É o que explicaremos no artigo de hoje. Acompanhe!
Uma das grandes dificuldades de se trabalhar com marketing é conseguir colocar no papel os benefícios e retornos das várias ações realizadas. Enquanto algumas ações possuem retorno objetivo, outras são mais subjetivas.
Mas como conseguir avaliar todas as campanhas de marketing num mesmo parâmetro? Como trazê-las para um denominador comum para conseguir entender que estratégia é melhor e qual é pior? A resposta é o ROI.
Do inglês Return on Investiment (ou Retorno Sobre o Investimento, em português), essa métrica permite transformar o rendimento de todas as estratégias em uma porcentagem e analisar qual é a melhor.
Além disso, permite que possamos testar diferentes elementos de cada estratégia (por exemplo, é melhor fazer campanhas no AdWords no começo ou no fim do mês?) e entender qual dele tem um rendimento melhor.
Com esse conhecimento, é possível organizar melhor seu orçamento de marketing e diversificar suas ações para obter o melhor resultado possível no fim do mês.
Para calcular o ROI, você precisará dessa fórmula:
Nesse caso, o Faturamento Total corresponde ao faturamento bruto da empresa por causa da ação realizada, enquanto o Investimento Total corresponde a todos os gastos resultantes da ação (custo de produção do que foi vendido, verba da ação e etc).
Imagine que uma empresa produza e venda pneus (cada pneu custa R$ 100 para ser produzido e é vendido por R$ 300). Para aumentar o faturamento, ela decide iniciar duas campanhas de marketing:
Na Ação A, a empresa iniciou um trabalho de e-mail marketing. O custo da ação, no total, fica em R$ 12 mil em 6 meses, com cerca de 400 pneus vendidos no período.
Na Ação B, a empresa resolveu começar uma campanha na televisão local, com propagandas semanais por seis meses. Foram vendidos 500 pneus por causa dessa campanha e a verba da ação foi de R$ 35 mil.
Qual teve o melhor ROI? Vamos ver:
Ação A
ROI da Ação A
Ação B
ROI da Ação B
Tão importante quanto saber como calcular o ROI é saber como interpretá-lo. Vamos pegar o exemplo acima para treinar?
A Ação B vendeu mais que a Ação A (foram 100 pneus a mais). Isso significa que é uma ação melhor? Não! Como ela é muito mais cara que a Ação A, o retorno obtido não compensou.
Isso significa que, para tentar maximizar seus lucros no próximo semestre, a empresa deveria tentar investir mais na Ação A e menos na Ação B.
Deu para ver que saber como calcular o ROI é apenas o começo, não é mesmo? Agora que você já tem esse conhecimento e sabe como utilizá-lo, que tal baixar nosso e-book complementar abaixo?
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