Se está por dentro das novas tendências do marketing digital, provavelmente já ouviu falar dos “digital influencers” (ou influenciadores digitais, em português). Basicamente, o termo se refere aos novos formadores de opinião, cada vez mais populares em plataformas de vídeo e streaming, como o Youtube, ou em mídias sociais, como o Instagram e o Facebook.
A novidade no mundo digital, no entanto, não é essa. Agora, os microinfluenciadores estão dominando as estratégias digitais. Basicamente, estamos falando de pessoas que, de fato, possuem influência sobre um grupo de pessoas, mas acabam formando opinião de um grupo com um nicho mais específico. O grupo é menor, mas extremamente direcionado.
No post de hoje, vamos te contar tudo sobre esse tipo de influenciadores para que você possa utilizá-los nas suas estratégias digitais. Confira!
Microinfluenciadores podem estar em todo o lugar. Um moderador de um grupo específico no Facebook, um produtor de conteúdo em um canal pequeno no Youtube, até mesmo um usuário ativo de fórum.
São inúmeros os locais onde os influenciadores podem ser encontrados. O mais importante é procurar por veículos e plataformas que realmente possuam uma relação direta com o seu público.
A ideia é vender produtos de uma pequena loja de calçados? Que tal procurar pessoas que, apesar de não serem famosas, possuem um bom público no Instagram? Se a ideia é promover algum tipo de serviço, que tal procurar um moderador de algum grupo de bairros?
Os microinfluenciadores podem ser utilizados da mesma forma que os influenciadores digitais já são. Basicamente, a ideia é fazer um tipo de contratação de prestação de serviços para que possam promover a sua marca frente ao público que frequenta determinada plataforma ou mídia social, como o Facebook, Instagram, Youtube, entre outros.
Na maioria dos casos, é importante deixar claro que o influenciador está promovendo a sua marca. É muito normal, inclusive, que ele queira mencionar isso na sua publicação. Em outras situações, no entanto, ele pode já ser um usuário do seu produto ou serviço e mencionar espontaneamente a sua marca.
O mais importante é entender que o influenciador de um nicho mais específico funciona apenas como uma ponta entre você e o seu público. O ideal é que ele trate a sua marca da maneira apropriada. Por isso, orientá-lo é sempre fundamental! Além disso, ele próprio precisa ter afinidade com o seu produto, evidentemente.
Os benefícios de contratar esse tipo de influenciador são diversos. O primeiro deles é o fato de que você vai expor a sua marca para um público muito específico. Em outras palavras, a ação possui um retorno sobre o investimento muito alto, pois essa é uma clara forma de direcionar esforços.
Além disso, quando conta com a ajuda de microinfluenciadores, sua empresa também está utilizando a confiança que o público tem neles. É uma forma muito menos invasiva de se comunicar com o seu cliente, já que o influenciador sabe exatamente como se aproximar e o que falar para ele.
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