Isso é conversa de vendedor! Quem nunca ouviu tal expressão? Essa fama vem do sucesso de persuasão que as frases de vendas têm sobre as pessoas. Elas acionam gatilhos mentais capazes de levar os consumidores à tomada de decisão.
Essa técnica de vendas está relacionada diretamente ao neuromarketing. O termo surgiu com a junção das palavras neurologia e marketing. O nosso subconsciente armazena informações sobre as reações que temos diante dos estímulos recebidos quando entramos em contato com determinada marca ou produto.
Esses estímulos, quando estudados pelo neuromarketing, geram respostas bastante precisas sobre as preferências do consumidor e quais os melhores gatilhos mentais a serem usados como forma de persuasão. Para entender melhor, continue a leitura até o final.
Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam na tomada de decisões. Isso acontece baseada na identificação, quando algo guardado na mente é ativado e a memória cria uma associação afetiva. É essa associação com algo familiar que faz as pessoas decidirem comprar por impulso, porém de forma bastante natural.
São essas as oportunidades usadas pelo marketing como formas de persuasão, principalmente em anúncios em vídeo, que combinam som e imagem. Saber usá-las corretamente é uma forma de despertar o interesse de compra no consumidor.
Os estímulos podem ser gerados de diversas maneiras, mas costumam explorar características como:
Além destes gatilhos mentais, existem muitos outros. Mas eles têm em comum o uso de frases em anúncios ou vendas diretas. A seguir, mostraremos alguns exemplos que podem ser usados nas divulgações da sua empresa, assim como inspirá-lo na criação de outras.
Frases como: “compre hoje mesmo porque o número de vagas é limitado” e “esse bônus está prestes a acabar e não lançaremos outro tão cedo”, são exemplos de mensagens que provocam no consumidor a necessidade de urgência pela escassez.
Já as frases que reforçam a prova social, costumam buscar respaldo nas seguintes mensagens: “todos garantem a altíssima qualidade dos nossos produtos”. Associado ao uso de uma personalidade, a persuasão fica mais forte ainda.
O gatilho mental da antecipação está associado a gerar uma expectativa antes do lançamento do produto. Percebemos isso em frases como: “em breve em nossas lojas o celular mais rápido que você já viu, acompanhe nossas redes sociais e não perca o lançamento”.
Ainda, há frases usadas no sentido de comunicar novidade, veja:
“já está disponível em nossas lojas a versão 10 do tablet XD, garanta o seu”.
Por fim, é importante atentar para que toda comunicação feita, seja ela por anúncios, seja venda direta, deve ser realizada com clareza, sem duplicidade de sentido da frase. Expressões mal construídas podem comprometer o objetivo do texto.
Uma forma de saber se as frases de vendas estão adequadas e geram os gatilhos mentais esperados é fazendo testes com algumas pessoas. Assim, terá o feedback sobre o resultado.
Agora que você já sabe como usar os gatilhos mentais para aumentar suas vendas, continue aprendendo e saiba onde anunciar sua empresa para ficar no radar dos clientes. Boa leitura!
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