Para alguns profissionais, a rotina de trabalho com Facebook, Twitter e demais redes sociais costuma ser a seguinte: planejar conteúdo, produzir os posts, agendar tudo e interagir com o público. Parece normal?
Em um primeiro momento pode até parecer, mas isso evidencia a ausência de um elemento de grande importância: a avaliação dos resultados. Afinal, como ter a certeza de que as suas iniciativas estão dando certo sem avaliar o desempenho delas?
Em qualquer tipo de campanha de marketing digital, as estratégias devem ser desenhadas com base nos resultados obtidos. Não importa o quão boa seja a sua pesquisa na etapa de planejamento, nada substitui o valor dos dados conquistados quando o seu trabalho estiver no ar. A partir daí, podem surgir insights que modificam completamente sua abordagem e trazem mais sucesso.
Com o conhecimento sobre as preferências da sua audiência e a performance das suas iniciativas, é possível melhorar continuamente o seu retorno. Mas, para isso, é necessário criar o hábito de medir resultados em redes sociais.
Todos os dias, o ambiente digital passa por mudanças. Novas tendências nascem e outras morrem, enquanto determinadas personalidades e assuntos podem se tornar relevantes ou desaparecer. Por causa disso, ninguém pode ter certeza do retorno que conseguirá com suas campanhas sem ter acesso a dados concretos referentes ao andamento dela.
Felizmente, é no marketing digital em que estão as possibilidades mais ricas de obter resultados detalhados sobre os hábitos e preferências do público que interage com o seu conteúdo.
No caso do Facebook, por exemplo, você pode saber quais são as publicações mais e menos populares, as que geram mais engajamento, quais motivam mais curtidas na página, dados demográficos dos fãs, entre vários outros.
É possível melhorar continuamente a sua qualidade baseando-se no retorno obtido com o que já foi publicado. Trata-se de uma particularidade bastante valiosa do marketing digital que não é tão fácil assim de ser encontrada no mundo offline.
Dois fatores são importantes ao trabalhar com os números conquistados nas suas campanhas no ambiente digital: a regularidade da captação de resultados e os meios utilizados para obtê-los. Se esses dois lados estiverem em equilíbrio, você consegue contar com mais qualidade nos seus diagnósticos.
Muitos profissionais de social media costumam medir resultados em redes sociais de forma mensal, sempre comparando o desempenho com o mês anterior. Mesmo sendo uma ótima maneira de gerar relatórios para os tomadores de decisão da empresa, quem trabalha no dia a dia dessa área deve acompanhar os números diariamente ou, no máximo, semanalmente. Assim, é possível fazer correções de rota quando necessário.
Felizmente, nada disso precisa ser feito manualmente. Existem diversas ferramentas de qualidade capazes de agregar os dados das suas redes sociais de modo que ajudam muito a planejar os rumos das campanhas. O próprio Facebook tem o Insights, seção de métricas acessível a qualquer página da rede social.
Basicamente, podemos nos concentrar em alguns pontos fundamentais. O primeiro deles é o número de fãs da página, pois este é o parâmetro que lhe permite avaliar se a presença online da sua empresa é relevante ou não para o público.
Mas a quantidade de pessoas que curtem sua página não significa necessariamente que essa interação exista. É preciso considerar outro ponto importante que vai além dessa presença: o envolvimento com cada publicação. Não adianta ter um milhão de seguidores se não existe a interação com 10% deles.
Outro ponto fundamental a ser medido é o alcance. É por meio dele que você sabe a quantidade de pessoas que estão sendo impactadas por período. Além disso, existe também a taxa de envolvimento, uma métrica capaz de mensurar a qualidade do conteúdo postado a partir de curtidas, comentários e compartilhamentos por pessoa impactada.
Por fim, considere também o engajamento de ação, ferramenta para conferir a quantidade de cliques de uma publicação e o número de pessoas que chegaram a um blog ou site vindo dessa postagem.
Do ponto de vista estratégico, medir resultados vai além de garantir que uma empresa tenha presença online relevante. Esta prática serve para que a organização tenha parâmetros para, a partir daquilo que é publicado regularmente, identificar tendências e mudanças de comportamento no consumidor que serão úteis para a sequência do negócio.
Com o número cada vez mais alto de pessoas conectadas e que usam as redes sociais a partir de diferentes tipos de ferramentas (PC’s, notebooks, tablets, smartphones), é possível ter neste público o parâmetro adequado para compreender o mercado.
Em síntese, as redes sociais são ferramentas de marketing que precisam ser mensuradas para dar ao empreendedor o devido entendimento a respeito de assuntos relevantes ao público, suas preferências, necessidades, entre outros.
Além disso, uma vez que a mensuração é eficiente, ela permite conferir se aquilo que você publica é, de fato, compatível com os interesses das pessoas e possa mudar os rumos da campanha a tempo de não perder dinheiro, o que torna controlado o gasto com marketing na sua campanha.
Agora que você já sabe da importância de medir resultados em redes sociais, chega a hora de planejar seus esforços para inserir este hábito na sua rotina. O planejamento tem a ver com os canais em que você pretende atuar e as ferramentas disponíveis para que seja feito um acompanhamento periódico dos resultados obtidos.
Neste ponto, tenha calma. Você não precisa se desdobrar para lidar com Facebook, Twitter e todo tipo de rede social que se apresentar como relevante para a sua estratégia. Basta contar com recursos que permitem medir diferentes métricas de maneira automatizada.
Citamos aqui três delas: o Quintly, que oferece opções de monitoramento e permite que você acompanhe o desempenho de suas redes por um dashboard, o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que oferece uma solução completa em termos de análise, e o Buffer, que permite ter o controle sobre a gestão de mídias sociais de maneira intuitiva e ágil.
Por fim, saiba que a mensuração será o elemento determinante para o sucesso da sua campanha, já que somente assim você terá certeza se o caminho seguido é o mais eficiente para os seus objetivos.
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