O marketing digital por si só já é capaz de gerar ótimos resultados. Porém, quando combinado com outras estratégias, tanto sua abrangência quanto seus impactos são potencializados de forma impressionante! Por isso, saber onde anunciar é importante para que sua empresa esteja sempre presente no dia a dia de seus clientes, até quando eles não estão online.
Projetos de marketing que combinam canais de comunicação nos meios físicos e digitais e ainda oferecem uma experiência de compra omnichannel, tendem a ser muito mais proveitosos, atingindo um público com melhor segmentação — o que possibilita um maior retorno sobre o investimento em mídia.
Quer entender como escolher onde anunciar e como executar seu plano de ação de forma eficiente? Então continue a leitura! Vamos falar sobre 5 canais e 3 estratégias para alcançar resultados incríveis com seus anúncios!
Existem diversas opções de mídias e canais para anunciar uma empresa. Os canais podem ser exclusivamente digitais, mistos ou totalmente offline.
Pensando em ajudar você a manter a sua empresa sempre no radar dos seus clientes, separamos alguns canais de comunicação, venda e atendimento que, juntos, poderão tornar o marketing da sua marca ainda mais eficiente. Confira a seguir!
Os sites institucionais se tornaram o cartão de visita da atualidade. Quando um consumidor tem contato com a sua marca no ambiente offline, seja em anúncios na mídia tradicional ou em algum evento do seu segmento, é natural que sua primeira atitude seja fazer uma pesquisa sobre a empresa pela internet.
A pesquisa divulgada pela Ecommerce Brasil não nos deixa mentir: 97% dos internautas busca informações na internet antes de efetuar uma compra. Isso significa que, se sua marca não está lá, ela perde em credibilidade, e pode até ser descartada pelo consumidor.
Por isso, é de extrema importância que você disponibilize informações atualizadas sobre a marca, seus produtos e serviços, além de um bom acervo de conteúdos ricos, como e-books e vídeos, para a solução dos problemas do seu público.
Desse modo, seu empreendimento causará uma boa impressão ao cliente. Além disso, demonstrará sua autoridade nos assuntos que dizem respeito ao seu mercado.
Do mesmo modo que nos mecanismos de busca, os clientes de hoje buscam informações sobre a reputação da empresa nas redes sociais. Além disso, elas também servem como um excelente canal de comunicação e relacionamento com o consumidor e são capazes de gerar informações relevantes sobre a percepção que o público tem da marca. Permitindo a melhoria contínua da imagem, produtos e serviços.
Em 2019, a MindMiners, em parceria com a In Loco, divulgou uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores durante a Black Friday. Na ocasião, 63% dos respondentes afirmou que busca informações como preço, qualidade e opiniões sobre o produto antes de adquiri-lo, fazendo pesquisas nas redes sociais.
Até agora falamos sobre canais em que o consumidor vai buscar a empresa. Porém, existem outros pontos de contato importantes para a consolidação da imagem da marca. As mídias out-of-home são um ótimo exemplo deles.
Imagine que você está na academia e, nas televisões do local, são exibidos comerciais de suplementos e roupas próprias para malhar. Ou então, que se encontra no trânsito dirigindo e, no vidro traseiro do ônibus na sua frente tenha um anúncio de seguro de automóvel.
Mesmo que você não esteja necessariamente procurando por esses produtos ou serviços naquele momento, o seu cérebro já os terá associado à marca. Quando surgir a necessidade deles, você certamente se sentirá mais propenso a optar por empresas com as quais já teve algum contato.
Os eventos são interessantes especialmente para quem trabalha com estratégias de marketing business to business (B2B), sendo um importante canal de aquisição de leads. Afinal, apenas por estarem presentes no evento, os visitantes já podem ser categorizados como potenciais clientes, uma vez que têm interesse por algo relacionado ao seu mercado de atuação.
Feiras e eventos são, por essência, locais onde há uma reunião de pessoas buscando ativamente por seu produto ou serviço, e, principalmente, que estão prontas para serem abordadas.
É ou não é uma ótima escolha para quem procura onde anunciar? O importante, aqui, é entender como fazer a abordagem, escolhendo as ferramentas adequadas, uma técnica de vendas convidativa, mas não invasiva e um discurso diferenciado.
Anúncios no ponto de venda, principalmente se oferecerem alguma forma de interação com o público, também são de grande valor. Investir em experiências omnichannel que mesclam o atendimento on e offline é a grande sacada do momento.
Basta pensar nos aplicativos de marcas que oferecem cupons de desconto para compras na loja física, ou que permitem a compra online com a retirada da mercadoria no estabelecimento. Alie as tecnologias com boas técnicas de vendas e faça com que os clientes se apaixonem pela sua marca!
Agora que você já sabe onde anunciar seu produto com efetividade, chegou a hora de entender como fazer isso de forma estratégica.
Em um ambiente com alto nível de concorrência, como o do empreendedor, saber como promover um produto ou serviço é essencial para se diferenciar dos demais. Por isso, fique de olho nas dicas abaixo!
Ao longo deste artigo, você viu a palavra omnichannel sendo citada algumas vezes, certo? Chegou a hora de entendermos o por quê.
Serviços omnichannel estão fortemente ligados ao novo perfil do consumidor: dinâmico e independente, o comprador atual deseja facilidade para obter seu produto. Isso significa poder transitar por vários canais, de acordo com a sua necessidade.
O mesmo acontece quando falamos sobre a escolha de onde anunciar. Se o público-alvo está presente em tantas plataformas, por que o seu produto não deveria estar também?
Além disso, anunciando em múltiplas plataformas, a empresa consegue fortalecer seu posicionamento de marca, entender melhor o comportamento do consumidor e colher feedbacks de forma dinâmica.
Sabemos que, diante do mundo de possibilidades de canais para anunciar, a vontade é de fazer um mix com um pouquinho de cada coisa e divulgar a marca por todo canto, não é mesmo?
Mas saiba que, se feito de forma inconsequente, o omnichannel pode não ser uma estratégia efetiva. É preciso avaliar cada caso, e escolher os canais que melhor se encaixam no perfil da venda, do consumidor e do segmento do produto.
Por exemplo, um produto voltado para a terceira idade, que, em sua maioria, não acessa as redes sociais, não precisa ter uma divulgação massiva nestes canais. Em contrapartida, um produto para crianças ou adolescentes, que passam muitas horas do dia consumindo, por exemplo, conteúdo visual no Youtube, pode se valer desta fermenta para divulgar seus produtos em formato de vídeo.
Por fim, a dica principal deste artigo: sempre priorize a experiência e a interação com o cliente!
Lembre-se de que, independentemente dos seus esforços para criar campanhas e anúncios ousados e criativos, é a percepção do consumidor que determinará se sua empresa será ou não a fornecedora do produto desejado.
Por isso, planeje onde anunciar pensando no consumidor, execute os planos de ação observando sua reação e, é claro, mantenha canais abertos para ouvir opiniões, criar laços, atender demandas e solucionar questões!
Agora que você já sabe tudo sobre onde anunciar seus produtos, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar outros empreendedores também?
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