Provavelmente você já sentiu vontade de pegar um salgadinho de última hora na fila do caixa do supermercado, ou aproveitar uma promoção incrível que acabaria em menos de 30 minutos em um site de compras, certo? Isso é o que chamamos de uma estratégia de compra por impulso!
As compras por impulso são uma excelente forma de aumentar suas vendas e conseguir bons resultados mais imediatos, além de poderem ser utilizadas no inbound e outbound marketing!
Descubra, na continuação do nosso artigo, como utilizar essa técnica no seu negócio e conseguir aumentar suas vendas!
Uma das mais comuns e eficientes formas de promover as compras por impulso são as promoções e ofertas destacadas. Ou seja, que o consumidor identifica rapidamente. Em geral, essa estratégia usa muito a comparação do preço normal com o promocional, paletas de cores vibrantes e outras formas de atrair a atenção imediata do consumidor.
As promoções e ofertas destacadas podem ser utilizadas tanto no marketing tradicional quanto no marketing digital, especialmente nos próprios sites de e-commerce. Costumam ter um alto índice de conversão e são relativamente fáceis de implementar.
Uma das formas de alavancar as compras por impulso, em especial no varejo ou lojas físicas, é dispor produtos fáceis de pegar e carregar próximos aos caixas. Esses produtos, em geral, são pequenos, de uso comum do dia a dia, como pasta de dentes, escovas, pilhas; do gênero alimentar, como salgadinhos chips, doces, balas, ou ainda revistas, livros e vales compras.
Essa é uma tática bastante comum no varejo, mas pode ser usada em diversos tipos de comércio. Uma variação dessa estratégia no e-commerce é o uso das compras facilitadas por um clique, ou as sugestões de carrinho de compras.
Outra forma de aumentar as compras por impulso é criar, no consumidor, um senso de urgência. Para isso, deve-se fazer chamadas sobre promoções relâmpagos. Ou seja, mostrar que é final de estoque ou que é uma oportunidade única de adquirir aquele item.
Muitas vezes, o senso de urgência pode também ser criado pela antecipação de lançamento de um produto novo ou em uma campanha de marketing muito bem estruturada. Ou seja, a urgência não precisa ser apenas pela divulgação imediata.
Em grande medida, a compra por impulso é uma compra emocional. Elas se guiam por uma vontade de satisfação imediata de um sentimento. Isso pode ser devidamente explorado pelo marketing mediante o uso dos gatilhos mentais.
Um gatilho mental se refere ao uso de determinadas palavras, cores, comandos ou disposições que são intrínsecos à formação da personalidade humana. Palavras de ordem como “aproveite” ou “garanta” costumam ser gatilhos mentais simples e eficientes.
Outros são mais complexos, utilizados na paleta de cores que ajuda a despertar algumas emoções. Ou mesmo na própria disposição dos itens que ativa um gatilho de vontade ou necessidade.
Além dos itens fáceis de pegar e carregar próximos aos caixas ou locais de pagamento, existem também os PDV estratégicos, ou seja, locais de disposição dos produtos pensados de forma a atrair o público e convertê-lo em clientes.
Os Pontos de Venda são, em geral, de uma só marca ou um tipo de produto podendo oferecer amostras grátis. Além disso, brindes e exibir informações importantes. Portanto, ter uma configuração interessante ou fornecer uma experiência ao usuário que o impulsionará na compra.
Como pode-se ver, as compras por impulso são uma importante fatia do mercado. Especialmente no varejo e também no comércio digital. Para atrair esses clientes, é preciso apelar ao seu emocional. Mas existem muitas outras estratégias interessantes e importantes de marketing que sua marca pode usar.
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