Conservadorismo versus inovação. Aí está um assunto que gera uma boa discussão. O fato é que muitas empresas encontram dificuldades para se adaptar às novidades do mercado, como novas tecnologias, processos e, até mesmo, produtos ou serviços.
Em alguns casos, o conservadorismo é justificado, principalmente quando estamos falando de empresas já consolidadas, com produtos e serviços já reconhecidos no mercado. Em outros, não. É o caso da resistência em aceitar que a transformação digital veio para ficar.
Cloud Computing, Internet das Coisas, Business Intelligence (BI) e Big Data são apenas algumas das inovações que fazem parte não só da rotina das empresas, como também da vida dos indivíduos. Hoje, para se integrar, é preciso se adaptar.
Como convencer empresas conservadoras de que esse é um futuro inevitável? É o que você vai conferir no nosso post de hoje!
Para as empresas, a transformação digital representa um verdadeiro salto histórico. É um marco, pois traz ganhos exponenciais em várias áreas. Vamos conferir cada um deles?
É evidente que a transformação digital ajuda muito a melhorar a produtividade de um negócio. Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) mais avançados, integrados à nuvem, podem ajudá-lo a otimizar todos os processos internos, por exemplo.
Muitas ferramentas, mídias, conceitos e processos, como o Cloud Computing e o Big Data, por exemplo, ajudam as empresas a armazenarem uma quantidade monstruosa de dados, fundamental para a tomada de decisão e elaboração de planos de ação.
Para concluir, é claro que a transformação digital permite que as empresas se tornem mais eficientes. Em outras palavras, hoje é possível fazer mais com menos. Essa é a verdadeira chave para o crescimento escalável de um negócio.
Pode não parecer, mas essa é uma tarefa muito mais fácil do que se imagina. Afinal, todo empreendedor só pensa em uma coisa: melhorar os resultados. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você promover a transformação digital em uma empresa conservadora. Confira!
Que tal começar com algumas campanhas de marketing digital? Sim, você não precisa, logo de inicio, implementar toda uma estrutura interna, apenas realizar ações para demonstrar que essa é, sim, uma excelente oportunidade para a empresa e que outras áreas podem ser beneficiadas com a transformação digital.
A utilização de indicadores de desempenho é uma forma de mostrar, de maneira racional, que os sistemas internos podem fazer a diferença. No caso, podemos mostrar o desempenho de cada inovação implementada ou, por outro lado, o fato de que a empresa está estagnada nos seus indicadores internos.
O benchmarking pode nos ajudar a compreender o mercado, através da comparação entre os processos internos da empresa e aqueles utilizados pela concorrência. Ao ver as novas tendências e, principalmente, os resultados delas, certamente os conservadores se sentirão muito mais inclinados a se adaptar à transformação digital.
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