Você sabia que o Spotify, serviço de streaming de música, anunciou em setembro o lançamento de sua plataforma de anúncios? Por enquanto o Spotify Ad Studio está disponível em formato beta apenas nos Estados Unidos, mas os brasileiros interessados podem se inscrever na lista de espera disponível no site oficial.
Voltado para pequenas e médias empresas, o Ad Studio permitirá a criação, a edição e a veiculação de publicidade em áudio. Atualmente o aplicativo conta com 140 milhões de usuários no mundo, sendo que 50 milhões deles são assinantes.
Continue a leitura deste post e veja como usar o Spotify Ad Studio para uma nova experiência do usuário.
No Spotify Ad Studio, faça o upload do seu próprio áudio ou utilize a locução do serviço. Se optar pela segunda alternativa, é preciso compartilhar o roteiro e definir uma trilha sonora. Depois disso, o Spotify cria o anúncio.
Há possibilidade de escolher se a sua mensagem será veiculada no desktop, no mobile ou nos dois. Com o anúncio revisado e pronto, basta estipular o orçamento e escolher o tempo de duração da campanha.
Um dos escolhidos pela startup para testar a ferramenta foi a Universidade de Denver nos Estados Unidos. Segundo a sua diretora de marketing, Victoria O’Malley, a instituição vinha buscando um novo jeito de alcançar os Millennials, que são os nascidos entre os anos de 1980 e 2000. Na sua opinião, essa geração não escuta mais rádio regularmente.
Assim, os anúncios em áudio no app são uma forma de construir brand awareness (em português, consciência de marca) junto aos adeptos dessa tecnologia, atraindo-os para os cursos a distância da universidade.
A equipe de Victoria notou que 80% do público interessado na mensagem preferia os gêneros musicais rock e pop. A partir disso, eles ajustaram a segmentação e conseguiram alcançar mais pessoas.
De maneira semelhante ao Facebook Ads e ao Instagram Ads, é possível utilizar segmentações de gênero, localização, atividade e, obviamente, gosto musical para definir o público-alvo das suas campanhas.
O streaming faz do áudio uma ferramenta especial para os profissionais de marketing, visto que cria uma variedade de momentos para interação, seja no trabalho ou na academia.
A própria plataforma disponibiliza os dados das ações para que você monitore o impacto de cada uma delas na sua audiência. Lembre-se de que a grande vantagem do online é a mensuração dos resultados em tempo real.
Com o tempo, a expectativa é que o streaming de áudio revele insights para os anunciantes sobre o que as pessoas estão, de fato, sentindo. Isso porque, diferentemente das redes sociais — em que selecionamos o melhor de nós —, ele funciona como uma espécie de espelho de quem somos, do que estamos fazendo e, principalmente, de como estamos nos sentindo. Qual será a consequência disso? Uma maior personalização baseada no entendimento do consumidor.
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