Aumentar as vendas é o objetivo de toda empresa. No entanto, ainda que várias estratégias possam ser adotadas para alcançar essa meta, muitos profissionais questionam a efetividade de algumas soluções para vendas. Esse é o caso da automação de marketing.
Devido ao nome, é comum que seja questionado se a automação de marketing é uma estratégia eficaz quando o objetivo é melhorar as vendas. Quer entender por que a resposta para essa pergunta é sim? Continue a leitura e descubra!
A automação de marketing consiste no uso de softwares que permitem automatizar processos que, anteriormente, eram realizados de forma manual.
Assim, a função da automação é tornar as ações de marketing mais dinâmicas e ágeis, dando tempo para que os profissionais dediquem-se às estratégias, e não às atividades operacionais.
Por meio da automação, é possível padronizar e otimizar processos sem perder a personalização das etapas da jornada do consumidor.
A estratégia é conhecida por suas aplicações no e-mail marketing e nas redes sociais, por exemplo. No entanto, ela se estende a todo o planejamento de marketing digital e vendas da empresa.
No caso da automação no e-mail marketing, ela é usada para criar e executar fluxos de envio de e-mails para nutrir os leads, garantindo que o processo seja automático em vez de manual.
Ainda assim, a qualidade da equipe é fundamental, pois os fluxos de nutrição, conteúdos e abordagens serão desenvolvidos estrategicamente pelos profissionais.
O marketing é um dos suportes do ciclo de vendas, sendo que é por meio da atração e qualificação de leads que a equipe de vendas terá acesso a leads qualificados. Ao otimizar o processo de nutrição de leads, gera-se benefícios diretos para a equipe de vendas.
Confira algumas vantagens que a automação de marketing possibilita para o aumento das vendas:
Com o acompanhamento em tempo real de todas as ações realizadas pelos leads, a equipe de marketing é capaz de identificar rapidamente quando um lead chega ao fundo do funil de vendas, demonstrando interesse em comprar o produto.
Assim, o lead pode ser encaminhado junto com as informações do processo de nutrição, para a equipe de vendas. Que fará uma abordagem comercial com mais chances de sucesso por estar alinhada ao tempo de decisão do consumidor.
Devido a automação, o time de marketing tem menos trabalho operacional e volta-se para o planejamento estratégico. Isso permite gerar leads mais qualificados para a área comercial, reduzindo o clico de vendas e o custo de aquisição de cliente.
O acompanhamento das métricas de cada etapa da jornada de compra permite que a equipe possa otimizar as ações realizadas. Aumentando a eficiência do ciclo de vendas ao identificar práticas que geram um ROI mais elevado.
Otimizando as práticas, é possível alcançar resultados no processo de nutrição de leads como um todo.
A assertividade no fluxo de nutrição permite que a equipe de marketing gere leads mais qualificados em menos tempo. Enviando para o comercial apenas aqueles contatos que estão realmente prontos para a compra.
Assim, a equipe de vendas se torna mais produtiva, aumentando as vendas ao abordar leads mais preparados para aquirir os produtos ou serviços da empresa.
A implementação da estratégia de automação de marketing envolve processos como a escolha de uma ferramenta adequada para os objetivos da empresa, assim como a organização estratégica do fluxo de nutrição, como:
Para que esse processo seja mais assertivo e gere resultados positivos desde a implementação, é fundamental contar o apoio estratégico. Principalmente se for de uma agência de marketing profissional. Uma equipe especializada vai conhecer os processos e oportunidades da solução, e o trabalho conjunto entre empresa e agência torna a implementação mais segura.
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